O nome significa alegria plena, mas nem sempre é assim



O nome Letícia, que tem origem no latim tem por essência em seu significado "alegria plena". Temos, portanto, a tendência de imaginar que todas as meninas do mundo, que possuem esse nome, sejam alegres por natureza e tragam sempre alegria ao ambiente. Inclusive, acabamos exigindo isso delas. Mas isso mudou quando, em uma das minhas experiências de viagens pelo mundo, conheci a mais intrigante de todas. Seu nome é Letícia Freires, reside no Brasil no estado do Espírito Santo e tem 17 anos.
Ela é divertida e engraçada, o que é comum nas demais que carregam seu nome, porém, em uma das entrevistas que fazia com ela percebi que ela era diferente. Reparei com atenção em uma de suas declarações: ‘’ fica cada dia mais impossível conquistar essa menina aqui ...’’ ‘’acho que tenho isso daí (se referindo ao complexo de inferioridade) ...’’ como isso seria possível? Percebi então que ela não era perfeita como costumava pensar. Ela era mortal, tinha problemas como todo mundo e nem sempre estava sorrindo, talvez nem sempre permitia que os outros vissem que ela estava triste, porque queria parecer  sempre essa menina super forte que todo mundo pensa. As suas kryptonitas estão bem escondidas e ela não vai permitir que ninguém saiba que ela tem momentos de fraqueza. Caramba, que menina fora do comum! Fiquei cada vez mais curioso pela sua história, tentando decifrar cada detalhe simples que nas entrevista ela deixava escapar para tentar formar esse tão complexo quebra cabeça.
Bem, sou limitado demais para entendê-la em sua totalidade, porque há muitos caminhos dentro de uma menina só, mas quero apresentar-lhes a teoria que criei sobre ela.
Ela é sim uma heroína. Super forte, com uma capacidade de chegar muito longe, porém sua kryptonita é a sua mente, ora sua mente super poderosa entra em cena e ela está super feliz e trazendo alegria a  todos, ora sua mente lhe trai com pensamentos que a deixam sem forças pra crer em coisas fundamentais, como, por exemplo: ser feliz no futuro e ir para várias praias do mundo surfar com sua filhinha que terá o seu nome e com o seu marido que ficará olhando para as duas todo emocionado. Ora está radiante, ora se pergunta "será que eu vou me tornar alguém digna de orgulho?"
Sim, volto a dizer, ela é super forte. Mas como essa kryptonita pode atrapalhar tanto este ser tão extraordinário? Passei dias me perguntando isso, e ao consultar o maior de todos os meus livros de estudo, o livro a qual encontro resposta para todos meus questionamentos (a bíblia), e encontrei um ser também extraordinário chamado Paulo, todos o tinham como herói que trazia alegria ao ambiente, o Criador deu a ele o que ninguém de sua época tinha. Porém, também tinha uma kryptonita, como a nossa entrevistada, Paulo declarou : ‘’o bem que quero fazer não faço , mas o mal que não quero fazer isso faço ‘’ era a mesma Kryptonita. A mente de Paulo o traia e ele, ora fazia o que devia, sentia e o que devia ora estava mal. E ele não sabia como vencer essa kryptonita, quando um dia o criador disse a ele: "Paulo, não se preocupe porque o meu poder vai trabalhar nas suas fraquezas". Então, Paulo disse: "quando estou fraco é então que estou forte, porque venço minhas limitações através do poder do Criador". Entendi que a minha entrevistada era como o nosso herói Paulo, tinha a mesma kryptonita, sendo esta, possível de colocar um fim. Fui embora ao terminar a entrevista na esperança de receber notícias que a nossa heroína tenha descoberto o segredo pra vencer suas fragilidades, que ela não tenha sempre que se mostrar forte, que não precisa ter vergonha de chorar, que não tenha medo de sonhar e que ela entenda que sempre será a nossa heroína!
Elias Mauricio, Rio de Janeiro. Janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário